2. Estabeleça a relação entre a metodologia de trabalho utilizada na pesquisa com jovens, realizada pelo Observatorio da Juventude e a Didatica. Responda clicando em comentários. Deixe o nome e turma!
33 comentários:
Anônimo
disse...
O trabalho desenvolvido pelo pelo Observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que deveria ser desenvolvido em todas as universidades federais. É um exemplo de como o jovem pode ser tratado com respeito e cuidado, recebendo a valorização que merece. O fato do grupo escutar os jovens e levar-lhes as informações com base na sua necessidade real e no seu contexto social é uma ação didática que, embora difundida por estudiosos, ainda não é implantada por muitos. Parabéns ao Observatório da Juventude!
O trabalho desenvolvido pelo pelo Observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que deveria ser desenvolvido em todas as universidades federais. É um exemplo de como o jovem pode ser tratado com respeito e cuidado, recebendo a valorização que merece. O fato do grupo escutar os jovens e levar-lhes as informações com base na sua necessidade real e no seu contexto social é uma ação didática que, embora difundida por estudiosos, ainda não é implantada por muitos. Parabéns ao Observatório da Juventude!
Penso que a atuação do Observatório da juventude é em grande medida uma ação pedagógica. Na medida em que há um debate com esse jovem sobre sua realidade, sobre sua escola, sobre sua comunidade e como esse jovem deve se posicionar diante a esses questionamentos.
Ao fazer o diagnóstico das comunidades, elaborar projetos, executar estratégicas, planejar e implantar esses projetos, produzir material didático e organizar cursos, o estudante coloca em prática as bases da Didática, promovendo sua capacitação como futuro professor.
O Observatório da Juventudo adota uma concepção de educação que vai muito além de conteúdos, tendo como objetivos a promoção da autonomia e a superação de estereótipos sobre a juventude. Segundo as palestrantes do dia 19/05, um dos objetivos do programa é justamente a construção de caminhos metodológicos para uma didática da juventude.
O próprio nome já faz uma relação com a Didática: "observatório". Levar em conta a realidade do estudante, sua história, sua bagagem cultural, suas necessidades é altamente benéfico para a educação desses jovens. As ações em favor da educação deles parte da análise do mundo em que estão inseridos. Ângela Mara Leite Drumond
As atividades de extensão realizadas com os jvens pelo Observatório da Juventude são aplicações diretas dos conteúdos que aprendemos em didática, além de auxiliar os professores dessas escolas na medida em que as atividades buscam a cooperação e comunicação entre os jovens. O conteúdo de didática é colocado em prática pois os monitores realizam atividades de contato com os jovens, ocupando momentaneamente o espaço do professor e sua "autoridade" para a realização de dinâmicas, discussões, entre outras atvidades. E para fazer isso de maneira eficiente elas precisam agir didaticamente, senão todo esforço seria em vão.
O programa observatório da juventude desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com enfoque na realidade dos jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte, utilizando para isso estratégias didáticas. As pesquisas realizadas têm como um de seus objetivos a elucidação do contexto sócio-cultural desses jovens para que as demais atividades sejam melhor direcionadas. Isso permite que a metodologia de trabalho utilizada na formação de educadores, estudantes e outros profissionais interessados por essas questões contemple a realidade do público-alvo. Além disso as atividades de extensão devem estar adequadas á esse mesmo contexto e algumas estratégias didáticas, como a realização de oficinas que abordem esse tema, facilitam essas práticas. Ana Paula Mendes Carvalho - Turma M
O trabalho desenvolvido pelo Observatório da juventude utiliza-se, de forma indissociável, dos conteúdos vistos em Didática, não só nas questões relacionadadas ao planejamento de como serão desenvolvidas as atividades de extensão, a metodologia, as estratégias para alcance dos objetivos propostos, mas principalmente, por considerar o contexto no qual o estudante está inserido, sua cultura, seus conhecimentos prévios,habilidades estas fundamentais ao futuro professor.
A pesquisa realizada pelo observatório é didática na medida em que leva em consideração as experiências e vivências dos jovens envolvidos no projeto. Todo o acompanhamento, o projeto a ser desenvolvido, a metodologia a ser aplicada, as estratégias de ensino são feitos com base nos aspectos sociais e culturais em que estes jovens estão inseridos.
Há uma relação de reciprocidade entre a metodologia do Observatório e a Didática. Juntando o senso prático e as práticas pedagógicas postadas no blog, de importância fundamental (vide Extensão, Ensino e Pesquisas Realizadas), conclui-se que o Observatório atua de forma didática e a Didática necessita de ferramentas práticas para que o processo de ensino-aprendizagem se realize.
O observatório da Juventude é um trabalho que tem como característica interagir com a população joven buscando desenvolvimento daqueles jovens. A didática atua no planejamento das ações educativas de forma que o processo ensino-aprendizagem é beneficiado. O fato do grupo ouvir o que os jovens pensam também é uma característica da didática. O trabalho desenvolvido pelo observatório é de grande valia para a comunidade jovem.
As disussões,debates e encontros realizados com os jovens são de grande importância no desenvolvimento de um projeto de sucesso e com grande retorno sócio-cultural e para que isso ocorra a didática é fundamental no planejamento das atividades à serem desenvolvidas.
Vejo o Observatório da Juventude como um grande passo no caminho da inclusão. O mesmo realiza encontros, trabalhos e oficinas com jovens, geralmente de condição social pouco favorecida no intuito de promover essa inclusão e estudar causas de evasão escolar, com base na esperança de futura que o mesmo tem.
A metodologia de trabalho realizada pelo Observatório da juventude faz com que os jovens, desinteressados com a educação na escola, aproximam-se mais tanto dos professores quanto da escola. Como são formas alternativas de trabalho e em grupos menores há maior interação e os jovens têm maior liberdade para expor suas opiniões, e sabem que serão ouvidos, o que em uma sala de aula convencional seria mais díficil. Essa é uma didática que busca a ideal já que é com essa proximidade que surgirá novos interesses, idéias e a busca na educação para uma melhoria cultural, social e também econômica.
O Observatório da Juventude realiza seu trabalho usando como baseando-se no diálogo entre jovens como ferramenta para construção de conhecimento. Essas trocas de experiências requerem artíficios e processos planejados para que se estabeliça uma relação de valor entre os jovens. Para alcançar seus esses objetivos eles utilizam de diversos métodos pedagógicos que são claros conteúdos da didática. Luiz Gustavo B. Gomes - Turma L
O Observatorio da juventude antes de ser um espaço de pesquisa, é um espaço de intervenção pedagógica levando em consideração os debates, palestras, conversas que o observatório realiza. Portanto para que está intervenção ocorra da melhor forma possível é necessário lançar mão de recursos didaticos nestas atividades. E como foi explicitado no encontro que tivemos, pude observar que isso que realmente ocorre.
O trabalho desenvolvido pelo Observatório da Juventude tem grande relação com a Didática já que considera a bagagem sócio-cultural dos jovens nele envolvidos. A metodologia de trabalho desse projeto insere-se no contexto vivido por esses adolescentes, dando a eles voz ativa e entendendo seus problemas e dificuldades já que é necessário haver uma cooperação entre as duas partes. Rafael Maia Pantuzzo Medeiros - Turma L
O Observatorio da Juventude tenta analizar o estudante da região em que está realizando seu trabalho. Tenta definir sua linguagem, seus desejos, seu modo de se comportar e o seu modo de vida. Com isso o Observatorio apresenta um embasamento claro para tratar com o jovem e apresenta um fundamento para elaborar bem as atividades que serão realizadas Rafael Amaral Naves Avelar
Acredito que o Observatório da Juventude permite a realização de todas as faces da Didática. Nele os jovens podem observar, avaliar e questionar suas realidades. O contexto social é de extrema importância para a realizações de projetos, fato que deveria ser levado em conta em todos os projetos universitários. Ao meu ver, o Observatorio enriquece a capacitação dos futuros professores por permitir uma aproximação da realidade que irão enfrentar.
O trabalho do observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que busca educar os jovens da melhor maneira possível dentro da realidade deles, proporcionando direito de expressão e de ser ouvido. Trabalha também a auto-estima desses jovens. Eu diria que a didática além da forma como o conteúdo deve ser ensinado, trata também da questão social, das possibilidades. Tem-se de ter uma preocupação com a realidade do aluno. E é isso que tem sido feito no projeto, além de outras coisas. Marcela de Menezes frança turma segunda e quarta ás 21 horas
Creio se tratar de uma relação direta. Um dos tópicos mais discutidos nas aulas de didática é a compreensão do aluno inserido na realidade que o cerca. Esta é, pelo que vimos, a proposta do Observatório, observar e analisar a realidade do entorno para referenciar a prática educacional tornando-a algo menos penoso e mais significativo para professores e alunos. andré cossenzo turma J
O trabalho realizado pelo Observatório da Juventude visa conhecer melhor a realidade sócio-cultural dos jovens, principalmente das classes populares. Assumindo que são sujeitos em processo de formação, os projetos da observatório busca ampliar os horizontes dos jovens, assim como a sua maneira de ver e atuar na sociendadem através de debates e ofinas. Através dos projetos busca-se reduzir a distância dos jovens de classes populares e a universidade, afim de auxiliarem a entrada dos mesmos na universidade. Através de debates, o Observatório da Juventude conhece a realidade dos jovens, os quais pretende trabalhar, traça estratégias, e metodologias de trabalho para que esses jovens se tornem sujeitos do conhecimentos, e ampliem sua visão e sua atuação no mundo em que se inserem. Tatiana Mendonça Fajrdo Gonçalves Turma:L
Necessário o debate sobre a realidade da juventude para a implantação de projetos que se aproximem dessa realidade, de forma didática e pedagógica. Auxilia no trabalho de formação de educadore para que eles estejam mais sintonizados com a realidade com a qual irão trabalhar como professores, sendo importante também para o jovem aluno que poderá ter asim sua realidade sócio-cultural considerada em seu preceso de formação.
O que o Observatório da Juventude tem desenvolvido é um estudo real de como o jovem merece e tem direito de ser cuidado, ouvido e valorizado, considerando a bagagem que ele já tem. A didática encontra-se relacionada à esse projeto no que se refere à adequação dos métodos ao ambiente em que se está envolvido, preocupando-se com o desenvovimento do posicionamento crítico, com as necessidades e com a comunicação com os jovens. Cibele Silva Mariz- Turma L
Penso que o Observátório da Juventude tem um grande papel ao tornar mais realista a visão dos jovens da RMBH, informando os resultados de suas pesquisas e atuações. Abre caminho para uma formação mais contextualizada dos alunos da UFMG e para o teste metodologias didático-pedagógicas. RAUL ALVES DE OLIVEIRA - TURMA M
O projeto Observatório da Juventude é o tipo de atividades de extensão que sentimos certa carência durante nosso curso de licenciatura. Como uma instituiçao federal, creio ser maior ainda nossa responsabilidade de retorno à sociedade, através dos conhecimentos que nos sao dados e construídos ao longo de nosso curso. Além de permitir a nós, graduandos, a prática de uma didática mais moderna, inovadora, menos "conteudista" e mais ampla, que leva em consideração em primeiro plano o aluno como ser social, dotado de experiências e conhecimentos prévios, conseguimos também de certa forma dar retorno a um grupo de jovens, por mais limitado que seja, de nossa prática didática e assim contribuir para sua formção como cidadãos. Como já disseram, parabéns ao Observatório da Juventude e aos seus idealizadores!
Penso que o Observatório da Juventude é extremamente válido no sentido de proporcionar aos jovens possibilidades de reflexões que vão ao encontro dos conteúdos programáticos da didática. Conteúdos esses que são fundamentais para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem desses jovens.
A metodologia utilizada pelo observatório é didaticamente muito interessante à medida que trabalha A PARTIR DA REALIDADE DOS JOVENS o que geralmente "dá mais certo" que outras metodologias convecionais de palestras com temas inespecíficos.A roda de conversa é uma estratégia também muito boa que contribui para o envolvimento dos jovens.
A partir da exposição sobre a metodologia de trabalho utilizada pelo Observatório da Juventude na pesquisa com os jovens, é possível afirmar que a escolha e a utilização dos métodos empregados foi feita levando em consideração alguns dos princípios norteadores da didática, principalmente ao considerar os processos que envolvem a construção de dimensões educativas de interação social que levam em conta não somente o contexto sociocultural em que estão inseridos o público em questão (educandos, escolas, educadores), mas também o caráter dinâmico que envolve o processo de ensino - aprendizagem nesses diferentes contextos.
THIAGO CHAVES AZEVEDO - TURMA M O Observatório da Juventude da UFMG é um projeto de extensão formidável, que envolve diretamente a universidade com a sociedade. O trabalho desenvolvido e a metodoligia utilizada são bastante adequados para se alcançar os objetivos propostos. O contato direto com o grupo, as oficinas e as rodas de conversas são algumas das eficientes estratégias utilizadas. Essas ferramentas permitem ao educador uma maior aproximação com jovem e sua realidade. Desenvolve-se nesse Projeto uma prática educativa forjadora de um processo histórico, que não é feito tão somente pelo educador, mas por ele juntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
33 comentários:
O trabalho desenvolvido pelo pelo Observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que deveria ser desenvolvido em todas as universidades federais. É um exemplo de como o jovem pode ser tratado com respeito e cuidado, recebendo a valorização que merece. O fato do grupo escutar os jovens e levar-lhes as informações com base na sua necessidade real e no seu contexto social é uma ação didática que, embora difundida por estudiosos, ainda não é implantada por muitos. Parabéns ao Observatório da Juventude!
O trabalho desenvolvido pelo pelo Observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que deveria ser desenvolvido em todas as universidades federais. É um exemplo de como o jovem pode ser tratado com respeito e cuidado, recebendo a valorização que merece. O fato do grupo escutar os jovens e levar-lhes as informações com base na sua necessidade real e no seu contexto social é uma ação didática que, embora difundida por estudiosos, ainda não é implantada por muitos. Parabéns ao Observatório da Juventude!
Penso que a atuação do Observatório da juventude é em grande medida uma ação pedagógica. Na medida em que há um debate com esse jovem sobre sua realidade, sobre sua escola, sobre sua comunidade e como esse jovem deve se posicionar diante a esses questionamentos.
Ao fazer o diagnóstico das comunidades, elaborar projetos, executar estratégicas, planejar e implantar esses projetos, produzir material didático e organizar cursos, o estudante coloca em prática as bases da Didática, promovendo sua capacitação como futuro professor.
O Observatório da Juventudo adota uma concepção de educação que vai muito além de conteúdos, tendo como objetivos a promoção da autonomia e a superação de estereótipos sobre a juventude. Segundo as palestrantes do dia 19/05, um dos objetivos do programa é justamente a construção de caminhos metodológicos para uma didática da juventude.
O próprio nome já faz uma relação com a Didática: "observatório". Levar em conta a realidade do estudante, sua história, sua bagagem cultural, suas necessidades é altamente benéfico para a educação desses jovens. As ações em favor da educação deles parte da análise do mundo em que estão inseridos.
Ângela Mara Leite Drumond
As atividades de extensão realizadas com os jvens pelo Observatório da Juventude são aplicações diretas dos conteúdos que aprendemos em didática, além de auxiliar os professores dessas escolas na medida em que as atividades buscam a cooperação e comunicação entre os jovens. O conteúdo de didática é colocado em prática pois os monitores realizam atividades de contato com os jovens, ocupando momentaneamente o espaço do professor e sua "autoridade" para a realização de dinâmicas, discussões, entre outras atvidades. E para fazer isso de maneira eficiente elas precisam agir didaticamente, senão todo esforço seria em vão.
O programa observatório da juventude desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com enfoque na realidade dos jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte, utilizando para isso estratégias didáticas. As pesquisas realizadas têm como um de seus objetivos a elucidação do contexto sócio-cultural desses jovens para que as demais atividades sejam melhor direcionadas. Isso permite que a metodologia de trabalho utilizada na formação de educadores, estudantes e outros profissionais interessados por essas questões contemple a realidade do público-alvo. Além disso as atividades de extensão devem estar adequadas á esse mesmo contexto e algumas estratégias didáticas, como a realização de oficinas que abordem esse tema, facilitam essas práticas.
Ana Paula Mendes Carvalho - Turma M
PRISCILLA BENFICA CIRILIO - TURMA L
O trabalho desenvolvido pelo Observatório da juventude utiliza-se, de forma indissociável, dos conteúdos vistos em Didática, não só nas questões relacionadadas ao planejamento de como serão desenvolvidas as atividades de extensão, a metodologia, as estratégias para alcance dos objetivos propostos, mas principalmente, por considerar o contexto no qual o estudante está inserido, sua cultura, seus conhecimentos prévios,habilidades estas fundamentais ao futuro professor.
A pesquisa realizada pelo observatório é didática na medida em que leva em consideração as experiências e vivências dos jovens envolvidos no projeto. Todo o acompanhamento, o projeto a ser desenvolvido, a metodologia a ser aplicada, as estratégias de ensino são feitos com base nos aspectos sociais e culturais em que estes jovens estão inseridos.
Há uma relação de reciprocidade entre a metodologia do Observatório e
a Didática. Juntando o senso prático e as práticas pedagógicas postadas no blog, de importância fundamental (vide Extensão, Ensino e Pesquisas Realizadas), conclui-se que o Observatório atua de forma didática e a Didática necessita de ferramentas práticas para que o processo de ensino-aprendizagem se realize.
Romulo Ribeiro, turma L.
Raquel Ferraz Lopes Turma L
O observatório da Juventude é um trabalho que tem como característica interagir com a população joven buscando desenvolvimento daqueles jovens. A didática atua no planejamento das ações educativas de forma que o processo ensino-aprendizagem é beneficiado. O fato do grupo ouvir o que os jovens pensam também é uma característica da didática. O trabalho desenvolvido pelo observatório é de grande valia para a comunidade jovem.
As disussões,debates e encontros realizados com os jovens são de grande importância no desenvolvimento de um projeto de sucesso e com grande retorno sócio-cultural e para que isso ocorra a didática é fundamental no planejamento das atividades à serem desenvolvidas.
Vejo o Observatório da Juventude como um grande passo no caminho da inclusão. O mesmo realiza encontros, trabalhos e oficinas com jovens, geralmente de condição social pouco favorecida no intuito de promover essa inclusão e estudar causas de evasão escolar, com base na esperança de futura que o mesmo tem.
Aline A. Alves - Turma L
A metodologia de trabalho realizada pelo Observatório da juventude faz com que os jovens, desinteressados com a educação na escola, aproximam-se mais tanto dos professores quanto da escola. Como são formas alternativas de trabalho e em grupos menores há maior interação e os jovens têm maior liberdade para expor suas opiniões, e sabem que serão ouvidos, o que em uma sala de aula convencional seria mais díficil. Essa é uma didática que busca a ideal já que é com essa proximidade que surgirá novos interesses, idéias e a busca na educação para uma melhoria cultural, social e também econômica.
O Observatório da Juventude realiza seu trabalho usando como baseando-se no diálogo entre jovens como ferramenta para construção de conhecimento. Essas trocas de experiências requerem artíficios e processos planejados para que se estabeliça uma relação de valor entre os jovens. Para alcançar seus esses objetivos eles utilizam de diversos métodos pedagógicos que são claros conteúdos da didática.
Luiz Gustavo B. Gomes - Turma L
O Observatorio da juventude antes de ser um espaço de pesquisa, é um espaço de intervenção pedagógica levando em consideração os debates, palestras, conversas que o observatório realiza. Portanto para que está intervenção ocorra da melhor forma possível é necessário lançar mão de recursos didaticos nestas atividades. E como foi explicitado no encontro que tivemos, pude observar que isso que realmente ocorre.
Felipe Vinícius de P. Abrantes - L
O trabalho desenvolvido pelo Observatório da Juventude tem grande relação com a Didática já que considera a bagagem sócio-cultural dos jovens nele envolvidos. A metodologia de trabalho desse projeto insere-se no contexto vivido por esses adolescentes, dando a eles voz ativa e entendendo seus problemas e dificuldades já que é necessário haver uma cooperação entre as duas partes.
Rafael Maia Pantuzzo Medeiros - Turma L
O Observatorio da Juventude tenta analizar o estudante da região em que está realizando seu trabalho. Tenta definir sua linguagem, seus desejos, seu modo de se comportar e o seu modo de vida. Com isso o Observatorio apresenta um embasamento claro para tratar com o jovem e apresenta um fundamento para elaborar bem as atividades que serão realizadas
Rafael Amaral Naves Avelar
Rafael Amaral Naves Avelar- sou da turma L, esqueci de colocar isso no comentario
Acredito que o Observatório da Juventude permite a realização de todas as faces da Didática. Nele os jovens podem observar, avaliar e questionar suas realidades. O contexto social é de extrema importância para a realizações de projetos, fato que deveria ser levado em conta em todos os projetos universitários. Ao meu ver, o Observatorio enriquece a capacitação dos futuros professores por permitir uma aproximação da realidade que irão enfrentar.
O trabalho do observatório da Juventude da UFMG é um trabalho que busca educar os jovens da melhor maneira possível dentro da realidade deles, proporcionando direito de expressão e de ser ouvido. Trabalha também a auto-estima desses jovens. Eu diria que a didática além da forma como o conteúdo deve ser ensinado, trata também da questão social, das possibilidades. Tem-se de ter uma preocupação com a realidade do aluno. E é isso que tem sido feito no projeto, além de outras coisas. Marcela de Menezes frança turma segunda e quarta ás 21 horas
Creio se tratar de uma relação direta. Um dos tópicos mais discutidos nas aulas de didática é a compreensão do aluno inserido na realidade que o cerca. Esta é, pelo que vimos, a proposta do Observatório, observar e analisar a realidade do entorno para referenciar a prática educacional tornando-a algo menos penoso e mais significativo para professores e alunos. andré cossenzo turma J
O trabalho realizado pelo Observatório da Juventude visa conhecer melhor a realidade sócio-cultural dos jovens, principalmente das classes populares. Assumindo que são sujeitos em processo de formação, os projetos da observatório busca ampliar os horizontes dos jovens, assim como a sua maneira de ver e atuar na sociendadem através de debates e ofinas. Através dos projetos busca-se reduzir a distância dos jovens de classes populares e a universidade, afim de auxiliarem a entrada dos mesmos na universidade.
Através de debates, o Observatório da Juventude conhece a realidade dos jovens, os quais pretende trabalhar, traça estratégias, e metodologias de trabalho para que esses jovens se tornem sujeitos do conhecimentos, e ampliem sua visão e sua atuação no mundo em que se inserem.
Tatiana Mendonça Fajrdo Gonçalves
Turma:L
Necessário o debate sobre a realidade da juventude para a implantação de projetos que se aproximem dessa realidade, de forma didática e pedagógica. Auxilia no trabalho de formação de educadore para que eles estejam mais sintonizados com a realidade com a qual irão trabalhar como professores, sendo importante também para o jovem aluno que poderá ter asim sua realidade sócio-cultural considerada em seu preceso de formação.
O que o Observatório da Juventude tem desenvolvido é um estudo real de como o jovem merece e tem direito de ser cuidado, ouvido e valorizado, considerando a bagagem que ele já tem. A didática encontra-se relacionada à esse projeto no que se refere à adequação dos métodos ao ambiente em que se está envolvido, preocupando-se com o desenvovimento do posicionamento crítico, com as necessidades e com a comunicação com os jovens.
Cibele Silva Mariz- Turma L
Penso que o Observátório da Juventude tem um grande papel ao tornar mais realista a visão dos jovens da RMBH, informando os resultados de suas pesquisas e atuações. Abre caminho para uma formação mais contextualizada dos alunos da UFMG e para o teste metodologias didático-pedagógicas.
RAUL ALVES DE OLIVEIRA - TURMA M
O projeto Observatório da Juventude é o tipo de atividades de extensão que sentimos certa carência durante nosso curso de licenciatura. Como uma instituiçao federal, creio ser maior ainda nossa responsabilidade de retorno à sociedade, através dos conhecimentos que nos sao dados e construídos ao longo de nosso curso.
Além de permitir a nós, graduandos, a prática de uma didática mais moderna, inovadora, menos "conteudista" e mais ampla, que leva em consideração em primeiro plano o aluno como ser social, dotado de experiências e conhecimentos prévios, conseguimos também de certa forma dar retorno a um grupo de jovens, por mais limitado que seja, de nossa prática didática e assim contribuir para sua formção como cidadãos.
Como já disseram, parabéns ao Observatório da Juventude e aos seus idealizadores!
Penso que o Observatório da Juventude é extremamente válido no sentido de proporcionar aos jovens possibilidades de reflexões que vão ao encontro dos conteúdos programáticos da didática. Conteúdos esses que são fundamentais para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem desses jovens.
Nome: André Silveira Gomes
Turma: M
A metodologia utilizada pelo observatório é didaticamente muito interessante à medida que trabalha A PARTIR DA REALIDADE DOS JOVENS o que geralmente "dá mais certo" que outras metodologias convecionais de palestras com temas inespecíficos.A roda de conversa é uma estratégia também muito boa que contribui para o envolvimento dos jovens.
Maria Elisa Oliveira Freitas
turma L
Anderson Xavier de Souza - turma L
Anderson Xavier de Souza - turma L
A partir da exposição sobre a metodologia de trabalho utilizada pelo Observatório da Juventude na pesquisa com os jovens, é possível afirmar que a escolha e a utilização dos métodos empregados foi feita levando em consideração alguns dos princípios norteadores da didática, principalmente ao considerar os processos que envolvem a construção de dimensões educativas de interação social que levam em conta não somente o contexto sociocultural em que estão inseridos o público em questão (educandos, escolas, educadores), mas também o caráter dinâmico que envolve o processo de ensino - aprendizagem nesses diferentes contextos.
THIAGO CHAVES AZEVEDO - TURMA M
O Observatório da Juventude da UFMG é um projeto de extensão formidável, que envolve diretamente a universidade com a sociedade.
O trabalho desenvolvido e a metodoligia utilizada são bastante adequados para se alcançar os objetivos propostos. O contato direto com o grupo, as oficinas e as rodas de conversas são algumas das eficientes estratégias utilizadas. Essas ferramentas permitem ao educador uma maior aproximação com jovem e sua realidade.
Desenvolve-se nesse Projeto uma prática educativa forjadora de um processo histórico, que não é feito tão somente pelo educador, mas por ele juntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
Postar um comentário