2. De que maneira uma Escola pode refletir de maneira responsavel em relação ao meio ambiente?
38 comentários:
Anônimo
disse...
A escola pode realizar a coleta seletiva (enfatizando o 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), visita ao aterro sanitário com os alunos, projetos ambientais, discussões, palestras LIXÃO X ATERRO e seminários sobre o meio ambiente.
A escola tem um papel muito importante na sociedade, cabe a escola trabalhar constantemente com seus alunos em projetos que visem a conscientização dos alunos em relação a situação critica que está passando o nosso planeta.
Algumas idéias como: um dia os alunos fariam uma caminhada pelo bairro da escola catando lixo, jogado no chão, e informando as pessoas os problemas que dá jogando lixo fora do lixo. Poderia ser feito também incentivado trabalhos interdiciplinares com o tema em questão.
o interessante seria que todos habitantes da terra estivessem conscientes, mas se começassemos pelos jovens, já seria uma vitoria.
Além de informar sobre os problemas envolvendo os resíduos sólidos,a escola tem o papel de conscientizar seus alunos,destacar por exemplo a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos sólidos,realizar trabalhos de campo e projetos na escola e comunidade. Mariana Alves - 3° Período CB- Manhã.
A escola deve mostrar aos alunos a diferença entre a coleta atual de lixo, que é feita nas cidades e a coleta seletiva , que seria um ideal a se alcançar. Nas aulas devem vir a tona a relidade sanitaria dos lixões, deve se mostrar o quão o aterro sanitario é nossivo ao ambiente, e o tempo que cada reziduo demora para ser processado pela natureza. E de outro ponto deve-se mostrar as beneficies da reciclagem, e ensinar que essas beneficies estão condicionadas a participação de cada um que forma a comunidade. Dirlene Dias de Oliveira 3ºperiodo tarde CB
Depois da mídia , a escola e o local de maior informaç~es. Para tal ela pode agir com a implantacao de projetos inseridos nos conteúdos acadêmicos que vao aos poucos criando crianças mais responsaveis com o meio ambiente. Através dos alunos pode se ter acesso a outros integrantes da comunidade. Cristina Maria Prates - 6ºPeríodo Ciências Biológicas
As escolas podem criar possibilidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental como, por exemplo, criar projetos que conscientizem seus alunos da importância da preservação do meio ambiente. Com atividades como leitura de textos e livros atuais, debates, pesquisas, palestras que desenvolvam nos alunos reflexões críticas, que possam compreender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, a refletir e criticar as ações que desrespeitam e, muitas vezes, destroem um patrimônio que é de todos. Como no nosso país não há ainda nas escolas uma disciplina específica de educação ambiental o que os professores e a comunidade escolar devem fazer é criar maneiras de incentivar os alunos a fazerem a sua parte pois a mudança começa a partir de pequenos atos. Lidja Mourão L. Hoehne - 3º p.CB -Tarde
Acredito que a maneira mais eficiente de cuidar do meio ambiente é Recusar, ou seja, diminuir o consumo, pois, até mesmo a reciclegem demanda um gasto de energia. Quanto menos se consome, principalmente no que se refere a consumismo (consumo sem necessidade real), menos lixo será gerado, menos rios poluidos e assim sucessivamente. Então, antes de se pensar em cuidar do lixo, devemos pensar em ´produzir o mínimo possível de lixo.
A escola pode refletir sobre isso começando na sala de aula com o professor, fazendo projetos como cartazes, planfetos e conscietizando a sociedade fazendo coleta seletiva, separando e colocando cada lixo no seu lugar. Aline Marileia -CB-3ºperiodo manhã
A escola pode demonstrar sua preocupação e compromisso com o meio ambiente de várias maneiras, não só com os alunos mas também com toda a comunidade em que está inserida com atividades como: desenvolver a coleta seletiva; realizar palestras de conscientização sobre o consumo de água e energia elétrica; organizar multirões para a coleta de resíduos em algum parque municipal próximo; utilizar papel dos dois lados e rascunhos; etc.
A escola pode refletir de varias formas como: promover palestras, oficinas ambientais, saidas de campo com os alunos para promoverem a coleta seletiva de lixo e reelembrar a todos que: Preservar o meio ambiente e dever e obrigaçao de todos nós.
FERNANDA MENDES, 3° PERIODO CIÊNCIAS BIOLOGICAS MANHÃ ISEAT.
As escolas, como muitas vezes agem como "formadores de carater", devemos quanto mais cedo introduzir um bom entendimento sobre na verdade o que e lixo eo que devemos fazer com ele,acho de estrema importância abordar este assunto nas escolas, onde na maioria das vezes passamos a maior parte do tempo.
Karine Grazielle - 3º período Ciências Biológicas - ISEAT
Primeiramente ter uma prática ecologicamente correta, visando dar um bom exemplo aos alunos, e mostrando aos mesmos o quanto é importante preservar o meio ambiente. A escola não deveria ficar apenas "na teoria de vamos preservar o meio ambiente", e sim haver um tipo de junção entre a teoria e a prática, que deveria ser vivenciada jutamente com os alunos. Assim a escola conseguiria um melhor e mais efetivo resultado na questão, ajudando os alunos a serem mais críticos, reflexivos, pensando e tendo um olhar mais crítico possível sobre a situação do nosso planeta
ALINE MARIA SOARES 3º CIÊNCIAS BILÓGICAS ISEAT A escola deve despertar no aluno o senso critíco mostrando a responsabilidade dele no meio ambiente a qual esta inserido o conscientizando atraves de palestras,visitas,trabalhos que envolvam o aluno com meio ambiente e a realização de coletas seletivas na escola para ser exemplo em sua casa e na sua comunidade.
Enfatizando o que é meio ambiente e explicando o que não é renovavel, pode incitar ao aluno o desejo de contribuir com a preservação. É possivel instaurar projetos de conciência ambiental, oficinas de reciclagem e matérias que se intrelassam com a ideia de reaproveitamento.O que seria um elo direto de abrangência escolar com proporções comunitarias que,despertaria a sociedade para a realidade ambiental que vivemos. Rosely 3ºCB tarde
A reflexão por parte da escola podera ter início no envolvimento dos profissionais da educação.Eles serão os multiplicadores primários do conhecimento adquirido para gestao da questão dos resíduos sólidos.Daí,sera repassado através de palestras,exposicões,aulas,visitas monitoradas envolvendo alunos e outros segmentos da sociedade.Sonia Alvarenga-CB-Terceiro-Tarde
A ESCOLA PODE REALIZAR PROJETOS JUNTO COM A PREFEITURA,É PARCERIA COM A COMUNIDADE, FAZENDO UM DEPOSITO DE COLETA DE LIXOS, E USANDO ESSES LIXOS COMO FORMA DE RECICLAGEM, GERANDO ASSIM MUITOS EMPREGOS. MIRILIN MOORE 3 PERIODO MANHÃ BIOLOGIA
A ESCOLA TEM QUE FAZER UM PROJETO COM TODOS OS ALUNOS, E COM A COMUNIDADE PARA MOSTRAR QUE A RECICLAGEM É UMA FORMA DE PRESERVAR O NOSSO MUNDO, E CONSCIÊNTIZAR TODOS SOBRE A IMPORTANCIA DE NÃO DESPERDIZAR OS RECURSOS RENOVAVEIS QUE A NATUREZA NOS OFERECE LUCIMAR HELENA 3 PERIODO MANHÃ BIOLOGIA
Meio ambiente, o nome já diz tudo. A escola como uma instituição propagadora do conhecimento, precisa abordar junto aos alunos uma nova concepção de meio ambiente, os alunos precisam saber que o meio ambiente vai muito além da floresta Amazônica ou das geleiras do polo norte, para se pensar de maneira responsável em relação ao meio ambiente, precisamos mudar hábitos a começar por nossas casas. A segunda resposta da questão nunero 1 que ficou sem nome é minha. Valdelucio Pereira 3º p CB_tarde
A escola pode trabalhar varias atividades com seus alunos atrves de leituras, pesquisas, caminhadas escolagicas e incentivar a coleta seletiva e mostrar como a reciclagem é importante
A escola possui grandes maneira de trabalhar esse assunto com promovendo coletas seletivas e mostrando a importancia para os alunos, e com varias outras atividades.
A escola é de fundamental importancia para trabalhar esses assuntos, pois ela possui varias maneiras com atividades, leitura, trabalhos de campos e assim fazendo com que os alunos tenho consciencia.
Tudo que a escola promove em relação ao meio ambiente,vai refletir em cada aluno de maneira positiva, pois ha muitas coisas que fazemos de erradas em relaçao ao meio ambiente. Apartir do momento que temos conciência do mal que causamos a natureza e a nós mesmos, mudamos completamente a nossa forma de pensar e de agir.
A escola pode através de reflexões e ações permanentes, incluir a comunidade escolar como "autores" principais do processo, mostrando-lhes que é necessário partir da conscientização para a ação. Dessa forma serão capazes de interferir em sua realidade e no contexto que está inserido.
A escola junto aos alunos, funcionários e parceria com a comunidade podem fazer coletas de lixo, oficinas de reciclagens, gerando trabalhos e preservação do meio ambiente. ass. Danieli Simões 3°periódo manha, Ciências Biologicas
Gizele M. Barbosa - 7° per. Letras Uma escola pode promover seminários, debates, gincanas, semanas de conscientização sobre os problemas que afetam o meio ambiente. Isso envolveria os alunos, professores, funcionários e comunidades na discussão e, por consequência, na preservação do meio ambiente.
O essencial é que o planejamento estabeleça um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade e da solidariedade. O principal seria uma conscientização sobre as possíveis contribuições que estão em nosso alcance, como racionamento da água, economia de energia elétrica, redução de resíduos que não podem ser recicláveis e ajudar no reflorestamento.
Natália Cristina Maia de Queiroz Química Noturno Turma J
A escola pode envolver seus alunos numa discussão não apenas imediatista do problema, mas seu panorama geral. Isso é, aprofundar a questão à suas causas, seu agravamento e às soluções imediatas e resultados futuros. Poderia ser implantado um horário para aulas práticas, em que fossem aprendidas técnicas ecológicas que pudessem substituir ações cotidianas tanto dos alunos quanto dos seus familiares,tornando fundamental a participação do aluno e a reprodução do que foi aprendido para sua família. Assim, toda a comunidade estaria envolvida nessa ação conjunta orientada pela escola.
Lara Mucci Poenaru - Didática da Licenciatura - turma J
Uma maneira interessante seria unir esta concientização com com as disciplinas usuais da escola, de maneira pratica, tornando o estudo interessante para os alunos, pois traria a tona problemas do cotidiano que estão as vistas de todos. Luiz antonio Ferrira dias Didatic da licenciatura turma J
A responsabilidade ambiental de uma escola pode ser feita através de trabalhos voltados à sua comunidade, ou seja, deve-se trabalhar problemas imediatos que afetam a qualidade de vida de seus membros, o que se reflete na saúde publica, na urbanização local, preservação da rede hídrica próxima e conscientização da legislação ambiental pelos moradores. Luiz Pimentel - Geografia - Turma J
Cabe a escola, creio eu, o papel da conscientização do aluno. Porém, não acredito que simples trabalhos como fazer uma redação sobre o tema ou montar uma apresentação para os alunos possa realmente surtir muito efeito. Seguindo esta linha tradicional, as informações fornecidas aos alunos se misturam com os demais conteúdos e acabam perdendo significado com o passar do tempo. Mais eficaz seria um trabalho prático, levar as crianças até o aterro sanitário municipal, até as nascentes dos cursos de água que abastecem nossa cidade; creio que somente através de uma vivencia prática significativa algo ficará enraizado no aluno, na memória dele; é como plantar a semente; é o que a escola pode fazer de melhor. André Cossenzo, Didática, Turma J.
A escola pode desenvolver projeto para conscientizar os alunos sobre o meio ambiente, trabalhar temas envolvendo meio ambiente e fazer palestra para os alunos e para a comunidade. Hérika Pereira 3º Período CBT
A escola exerce papéis diversos na formação do indivíduo. Considero o mais importante a formação crítica. Cabe à escola fornecer meios para despertar no aluno a reflexão e a sua posição na sociedade. Nesse sentido, é preciso desenvolver a conscientização em relação às questões sociais prementes, a ambiental, uma das mais importantes e urgentes. Isso pode ser feito de forma a trazer a realidade cotidiana, os fatos da comunidade em que se insere o aluno e mostrar quais as práticas e contribuições que dele podem vir. Começando do local, o efeito global será sentido.
Primeiramente dando exemplo aos alunos. De que adianta uma escola ensinar a importancia da coleta seletiva se ela mesma nao pratica? Sabemos que muitas escolas possuem lixos unico de recolhimento,desa forma fica complicado conscientizar os alunos a praticarem isso em outros ambientes. Alem disso, a escola pode promover palestras, debates, e mostrar documentarios sobre a poluiçao ambiental dos dias de hoje, e, como a sityuçao nao anda nada boa, os alunos ficrão impressionados com a imagens e assim poderão mudar seus comportamentos.
A escola tem um papel essencial na conscientização dos alunos sobre o meio ambiente. Para que isso ocorra de maneira interativa com os alunos pode propor atividades na própria escola ou fora dela e que chamem a atenção dos alunos. Pode por exemplo, levar os alunos em aterros sanitários para que eles entendam todo o processo do lixo e podem, também, realizar a coleta seletiva dentro da escola incentivando os alunos a realizarem a coleta seletiva em casa também. Isabela Marques Caldeira
A Escola pode fomentar o pensamento crítico em relação ao meio ambiente trabalhando com os alunos de várias maneiras. Essas abordagens podem ser baseadas em pesquisas, dinâmicas, visitas, feiras de cultura, dentre outras, porém essas atividades sempre devem ser norteadas para um fim: a conscientização e pensamento crítico dos alunos e comunidade - esta que deve ser trazida para dentro da escola, acerca dos problemas ambientais vividos por nós - planeta! Tiago Vilela Cupertino - 5º período de Enfermagem - 3ª e 5ª NOITE
A escola será a principal responsável em ensinar aos jovens, crianças e adultos a importância de se preservar o meio ambiente. É a escola quem irá ensinar o que é o meio ambiente e que o homem faz parte desse meio. Como maneiras de demosntrar como a relação do homem com o meio ambiente pode transformá-lo completamente para melhor ou pior, os professores podem demonstrar exemplos que ocorrem na socieade nos quais o meio foi transformado pelos homens. É importante também os professores ensinarem como o homem pode ajudar a melhorar o ambiente em que vive, por exemplo com a coleta seletiva, o não desperdício de água e energia, a não destruição de matas, descartar pilhas e baterias m locais apropriados, etc. Laura Regina Alves Cafaggi - Enfermagem - Turma L (3ª e 5ª noite FAE)
A Escola é responsável pela formação do aluno,na parte de conhecimentos científicos e como cidadãos.Para ocorrer mudanças nos hábitos da população é necessário uma trabalho de conscientização que demora um longo periodo de tempo. A Escola é um ambiente de contato direto na formação das crianças como cidadãos e é o periodo escolar que as crianças estão mais aptas a aceitar novos conceitos e aderir a estes.
38 comentários:
A escola pode realizar a coleta seletiva (enfatizando o 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), visita ao aterro sanitário com os alunos, projetos ambientais, discussões, palestras LIXÃO X ATERRO e seminários sobre o meio ambiente.
EDSON ELIAS GENEROZO_ 6º Período CB_ Manhã
A escola tem um papel muito importante na sociedade, cabe a escola trabalhar constantemente com seus alunos em projetos que visem a conscientização dos alunos em relação a situação critica que está passando o nosso planeta.
Algumas idéias como: um dia os alunos fariam uma caminhada pelo bairro da escola catando lixo, jogado no chão, e informando as pessoas os problemas que dá jogando lixo fora do lixo. Poderia ser feito também incentivado trabalhos interdiciplinares com o tema em questão.
o interessante seria que todos habitantes da terra estivessem conscientes, mas se começassemos pelos jovens, já seria uma vitoria.
Além de informar sobre os problemas envolvendo os resíduos sólidos,a escola tem o papel de conscientizar seus alunos,destacar por exemplo a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos sólidos,realizar trabalhos de campo e projetos na escola e comunidade.
Mariana Alves - 3° Período CB- Manhã.
A escola deve mostrar aos alunos a diferença entre a coleta atual de lixo, que é feita nas cidades e a coleta seletiva , que seria um ideal a se alcançar.
Nas aulas devem vir a tona a relidade sanitaria dos lixões, deve se mostrar o quão o aterro sanitario é nossivo ao ambiente, e o tempo que cada reziduo demora para ser processado pela natureza.
E de outro ponto deve-se mostrar as beneficies da reciclagem, e ensinar que essas beneficies estão condicionadas a participação de cada um que forma a comunidade.
Dirlene Dias de Oliveira 3ºperiodo tarde CB
Depois da mídia , a escola e o local de maior informaç~es. Para tal ela pode agir com a implantacao de projetos inseridos nos conteúdos acadêmicos que vao aos poucos criando crianças mais responsaveis com o meio ambiente. Através dos alunos pode se ter acesso a outros integrantes da comunidade.
Cristina Maria Prates - 6ºPeríodo Ciências Biológicas
As escolas podem criar possibilidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental como, por exemplo, criar projetos que conscientizem seus alunos da importância da preservação do meio ambiente. Com atividades como leitura de textos e livros atuais, debates, pesquisas, palestras que desenvolvam nos alunos reflexões críticas, que possam compreender os problemas que afetam a comunidade onde vivem, a refletir e criticar as ações que desrespeitam e, muitas vezes, destroem um patrimônio que é de todos. Como no nosso país não há ainda nas escolas uma disciplina específica de educação ambiental o que os professores e a comunidade escolar devem fazer é criar maneiras de incentivar os alunos a fazerem a sua parte pois a mudança começa a partir de pequenos atos.
Lidja Mourão L. Hoehne - 3º p.CB -Tarde
Acredito que a maneira mais eficiente de cuidar do meio ambiente é Recusar, ou seja, diminuir o consumo, pois, até mesmo a reciclegem demanda um gasto de energia. Quanto menos se consome, principalmente no que se refere a consumismo (consumo sem necessidade real), menos lixo será gerado, menos rios poluidos e assim sucessivamente. Então, antes de se pensar em cuidar do lixo, devemos pensar em ´produzir o mínimo possível de lixo.
Elaine Braga
6º Período - Ciências Biológicas
A escola pode refletir sobre isso começando na sala de aula com o professor, fazendo projetos como cartazes, planfetos e conscietizando a sociedade fazendo coleta seletiva, separando e colocando cada lixo no seu lugar.
Aline Marileia -CB-3ºperiodo manhã
A escola pode demonstrar sua preocupação e compromisso com o meio ambiente de várias maneiras, não só com os alunos mas também com toda a comunidade em que está inserida com atividades como:
desenvolver a coleta seletiva;
realizar palestras de conscientização sobre o consumo de água e energia elétrica;
organizar multirões para a coleta de resíduos em algum parque municipal próximo;
utilizar papel dos dois lados e rascunhos;
etc.
A escola pode refletir de varias formas como: promover palestras, oficinas ambientais, saidas de campo com os alunos para promoverem a coleta seletiva de lixo e reelembrar a todos que:
Preservar o meio ambiente e dever e obrigaçao de todos nós.
Optar por materiais reciclados, promover palestras e oficinas ambientais onde mostram que reciclar e dever e obrigaçao de todos.
FERNANDA MENDES, 3° PERIODO CIÊNCIAS BIOLOGICAS MANHÃ ISEAT.
As escolas, como muitas vezes agem como "formadores de carater", devemos quanto mais cedo introduzir um bom entendimento sobre na verdade o que e lixo eo que devemos fazer com ele,acho de estrema importância abordar este assunto nas escolas, onde na maioria das vezes passamos a maior parte do tempo.
Karine Grazielle - 3º período Ciências Biológicas - ISEAT
Primeiramente ter uma prática ecologicamente correta, visando dar um bom exemplo aos alunos, e mostrando aos mesmos o quanto é importante preservar o meio ambiente. A escola não deveria ficar apenas "na teoria de vamos preservar o meio ambiente", e sim haver um tipo de junção entre a teoria e a prática, que deveria ser vivenciada jutamente com os alunos. Assim a escola conseguiria um melhor e mais efetivo resultado na questão, ajudando os alunos a serem mais críticos, reflexivos, pensando e tendo um olhar mais crítico possível sobre a situação do nosso planeta
ALINE MARIA SOARES 3º CIÊNCIAS BILÓGICAS ISEAT
A escola deve despertar no aluno o senso critíco mostrando a responsabilidade dele no meio ambiente a qual esta inserido o conscientizando atraves de palestras,visitas,trabalhos que envolvam o aluno com meio ambiente
e a realização de coletas seletivas
na escola para ser exemplo em sua casa e na sua comunidade.
Enfatizando o que é meio ambiente e explicando o que não é renovavel, pode incitar ao aluno o desejo de contribuir com a preservação. É possivel instaurar projetos de conciência ambiental, oficinas de reciclagem e matérias que se intrelassam com a ideia de reaproveitamento.O que seria um elo direto de abrangência escolar com proporções comunitarias que,despertaria a sociedade para a realidade ambiental que vivemos.
Rosely 3ºCB tarde
A reflexão por parte da escola podera ter início no envolvimento dos profissionais da educação.Eles serão os multiplicadores primários do conhecimento adquirido para gestao da questão dos resíduos sólidos.Daí,sera repassado através de palestras,exposicões,aulas,visitas monitoradas envolvendo alunos e outros segmentos da sociedade.Sonia Alvarenga-CB-Terceiro-Tarde
A ESCOLA PODE REALIZAR PROJETOS JUNTO COM A PREFEITURA,É PARCERIA COM A COMUNIDADE, FAZENDO UM DEPOSITO DE COLETA DE LIXOS, E USANDO ESSES LIXOS COMO FORMA DE RECICLAGEM, GERANDO ASSIM MUITOS EMPREGOS.
MIRILIN MOORE 3 PERIODO MANHÃ BIOLOGIA
A ESCOLA TEM QUE FAZER UM PROJETO COM TODOS OS ALUNOS, E COM A COMUNIDADE PARA MOSTRAR QUE A RECICLAGEM É UMA FORMA DE PRESERVAR O NOSSO MUNDO, E CONSCIÊNTIZAR TODOS SOBRE A IMPORTANCIA DE NÃO DESPERDIZAR OS RECURSOS RENOVAVEIS QUE A NATUREZA NOS OFERECE
LUCIMAR HELENA 3 PERIODO MANHÃ BIOLOGIA
Meio ambiente, o nome já diz tudo. A escola como uma instituição propagadora do conhecimento, precisa abordar junto aos alunos uma nova concepção de meio ambiente, os alunos precisam saber que o meio ambiente vai muito além da floresta Amazônica ou das geleiras do polo norte, para se pensar de maneira responsável em relação ao meio ambiente, precisamos mudar hábitos a começar por nossas casas.
A segunda resposta da questão nunero 1 que ficou sem nome é minha.
Valdelucio Pereira 3º p CB_tarde
A escola pode trabalhar varias atividades com seus alunos atrves de leituras, pesquisas, caminhadas escolagicas e incentivar a coleta seletiva e mostrar como a reciclagem é importante
Mariana Cristhine Campos -3°Periodo CB-Tarde
A escola possui grandes maneira de trabalhar esse assunto com promovendo coletas seletivas e mostrando a importancia para os alunos, e com varias outras atividades.
Janaina De Souza Santos - 3° periodo CB-tarde
A escola é de fundamental importancia para trabalhar esses assuntos, pois ela possui varias maneiras com atividades, leitura, trabalhos de campos e assim fazendo com que os alunos tenho consciencia.
Ana Carolina Estevam - 3°Periodo CB-Tarde
Tudo que a escola promove em relação ao meio ambiente,vai refletir em cada aluno de maneira positiva, pois ha muitas coisas que fazemos de erradas em relaçao ao meio ambiente. Apartir do momento que temos conciência do mal que causamos a natureza e a nós mesmos, mudamos completamente a nossa forma de pensar e de agir.
Valdirene Arruda - CB 3ºperíodo-tarde
A escola pode através de reflexões e ações permanentes, incluir a comunidade escolar como "autores" principais do processo, mostrando-lhes que é necessário partir da conscientização para a ação. Dessa forma serão capazes de interferir em sua realidade e no contexto que está inserido.
Elisabete Esteves Benevides-3º período-CB-Tarde
A escola junto aos alunos, funcionários e parceria com a comunidade podem fazer coletas de lixo, oficinas de reciclagens, gerando trabalhos e preservação do meio ambiente.
ass. Danieli Simões 3°periódo manha, Ciências Biologicas
Gizele M. Barbosa - 7° per. Letras
Uma escola pode promover seminários, debates, gincanas, semanas de conscientização sobre os problemas que afetam o meio ambiente. Isso envolveria os alunos, professores, funcionários e comunidades na discussão e, por consequência, na preservação do meio ambiente.
O essencial é que o planejamento estabeleça um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade e da solidariedade. O principal seria uma conscientização sobre as possíveis contribuições que estão em nosso alcance, como racionamento da água, economia de energia elétrica, redução de resíduos que não podem ser recicláveis e ajudar no reflorestamento.
Natália Cristina Maia de Queiroz
Química Noturno Turma J
A escola pode envolver seus alunos numa discussão não apenas imediatista do problema, mas seu panorama geral. Isso é, aprofundar a questão à suas causas, seu agravamento e às soluções imediatas e resultados futuros. Poderia ser implantado um horário para aulas práticas, em que fossem aprendidas técnicas ecológicas que pudessem substituir ações cotidianas tanto dos alunos quanto dos seus familiares,tornando fundamental a participação do aluno e a reprodução do que foi aprendido para sua família. Assim, toda a comunidade estaria envolvida nessa ação conjunta orientada pela escola.
Lara Mucci Poenaru - Didática da Licenciatura - turma J
Uma maneira interessante seria unir esta concientização com com as disciplinas usuais da escola, de maneira pratica, tornando o estudo interessante para os alunos, pois traria a tona problemas do cotidiano que estão as vistas de todos.
Luiz antonio Ferrira dias Didatic da licenciatura turma J
A responsabilidade ambiental de uma escola pode ser feita através de trabalhos voltados à sua comunidade, ou seja, deve-se trabalhar problemas imediatos que afetam a qualidade de vida de seus membros, o que se reflete na saúde publica, na urbanização local, preservação da rede hídrica próxima e conscientização da legislação ambiental pelos moradores. Luiz Pimentel - Geografia - Turma J
Cabe a escola, creio eu, o papel da conscientização do aluno. Porém, não acredito que simples trabalhos como fazer uma redação sobre o tema ou montar uma apresentação para os alunos possa realmente surtir muito efeito. Seguindo esta linha tradicional, as informações fornecidas aos alunos se misturam com os demais conteúdos e acabam perdendo significado com o passar do tempo. Mais eficaz seria um trabalho prático, levar as crianças até o aterro sanitário municipal, até as nascentes dos cursos de água que abastecem nossa cidade; creio que somente através de uma vivencia prática significativa algo ficará enraizado no aluno, na memória dele; é como plantar a semente; é o que a escola pode fazer de melhor.
André Cossenzo, Didática, Turma J.
A escola pode desenvolver projeto para conscientizar os alunos sobre o meio ambiente, trabalhar temas envolvendo meio ambiente e fazer palestra para os alunos e para a comunidade.
Hérika Pereira 3º Período CBT
A escola exerce papéis diversos na formação do indivíduo. Considero o mais importante a formação crítica. Cabe à escola fornecer meios para despertar no aluno a reflexão e a sua posição na sociedade. Nesse sentido, é preciso desenvolver a conscientização em relação às questões sociais prementes, a ambiental, uma das mais importantes e urgentes. Isso pode ser feito de forma a trazer a realidade cotidiana, os fatos da comunidade em que se insere o aluno e mostrar quais as práticas e contribuições que dele podem vir. Começando do local, o efeito global será sentido.
Cristina Martins, 6º período de Letras
Primeiramente dando exemplo aos alunos. De que adianta uma escola ensinar a importancia da coleta seletiva se ela mesma nao pratica?
Sabemos que muitas escolas possuem lixos unico de recolhimento,desa forma fica complicado conscientizar os alunos a praticarem isso em outros ambientes.
Alem disso, a escola pode promover palestras, debates, e mostrar documentarios sobre a poluiçao ambiental dos dias de hoje, e, como a sityuçao nao anda nada boa, os alunos ficrão impressionados com a imagens e assim poderão mudar seus comportamentos.
A escola tem um papel essencial na conscientização dos alunos sobre o meio ambiente. Para que isso ocorra de maneira interativa com os alunos pode propor atividades na própria escola ou fora dela e que chamem a atenção dos alunos. Pode por exemplo, levar os alunos em aterros sanitários para que eles entendam todo o processo do lixo e podem, também, realizar a coleta seletiva dentro da escola incentivando os alunos a realizarem a coleta seletiva em casa também.
Isabela Marques Caldeira
A Escola pode fomentar o pensamento crítico em relação ao meio ambiente trabalhando com os alunos de várias maneiras. Essas abordagens podem ser baseadas em pesquisas, dinâmicas, visitas, feiras de cultura, dentre outras, porém essas atividades sempre devem ser norteadas para um fim: a conscientização e pensamento crítico dos alunos e comunidade - esta que deve ser trazida para dentro da escola, acerca dos problemas ambientais vividos por nós - planeta!
Tiago Vilela Cupertino - 5º período de Enfermagem - 3ª e 5ª NOITE
A escola será a principal responsável em ensinar aos jovens, crianças e adultos a importância de se preservar o meio ambiente. É a escola quem irá ensinar o que é o meio ambiente e que o homem faz parte desse meio.
Como maneiras de demosntrar como a relação do homem com o meio ambiente pode transformá-lo completamente para melhor ou pior, os professores podem demonstrar exemplos que ocorrem na socieade nos quais o meio foi transformado pelos homens.
É importante também os professores ensinarem como o homem pode ajudar a melhorar o ambiente em que vive, por exemplo com a coleta seletiva, o não desperdício de água e energia, a não destruição de matas, descartar pilhas e baterias m locais apropriados, etc.
Laura Regina Alves Cafaggi - Enfermagem - Turma L (3ª e 5ª noite FAE)
A Escola é responsável pela formação do aluno,na parte de conhecimentos científicos e como cidadãos.Para ocorrer mudanças nos hábitos da população é necessário uma trabalho de conscientização que demora um longo periodo de tempo. A Escola é um ambiente de contato direto na formação das crianças como cidadãos e é o periodo escolar que as crianças estão mais aptas a aceitar novos conceitos e aderir a estes.
Stefânia Mereciana Gomes Ferreira
Turma M
Dias da semana segunda e quarta
Postar um comentário